domingo, 12 de junho de 2011

EDUCAÇÃO....

*Família, Ensino e Igreja

No prefácio do Catecismo Maior o Reformador Matinho Lutero diz:
(...) Todo cristão necessariamente o deve conhecer. A quem o ignora não se poderia contar entre os cristãos, nem admiti-lo a qualquer sacramento. Da mesma forma como se exclui e considera imprestável o artesão que ignora os preceitos e a prática de sua profissão. Deve fazer-se, por isso, que os jovens aprendam bem e fluentemente as partes que pertencem ao Catecismo, ou instrução de crianças, e nelas se há de exercitar e ocupá-los diligentemente. Por isso é dever de todo pai de família, argüir, pelo menos uma vez por semana, um por um, seus filhos e empregados domésticos, e tomar-lhes a lição, para verificar o que se sabem a respeito ou estão aprendendo, e de instar seriamente com eles a que se empenhem no estudo, caso não conheçam a matéria. (...)

Lutero escreveu o “Catecismo Maior” e o “Catecismo Menor” com o intuito de poder oferecer aos cristãos um material com a finalidade de instruir as crianças e pessoas simples. Por isso, na sua ótica, todo cristão deveria conhecer o catecismo para poder usá-lo na instrução. Isso resulta da situação que foi constatada na visitação pastoral na Saxônia, em 1528 a 1529. Percebeu-se que as pessoas estavam sem instrução, por parte da família.

Lutero enfatiza que os jovens deveriam ser incentivados sempre para que aprendessem sobre o Reino de Deus. Fala da responsabilidade das três ordens, o pastorado, o regimento do casamento e família, e a autoridade civil para ensinar e disseminar o catecismo. Sua preocupação com o ensino inclui essas ordens, inclusive, fala que os pais aprendam primeiro para depois ensinarem os filhos, porque havia muita falta da instrução nas verdades do Evangelho.

Desse jeito, a família é o centro da educação, a responsabilidade paterna não está em somente dar nome, profissão e uma condição de vida aos filhos, está na formação de seu caráter. Os pais ensinando as crianças para viverem de acordo com o reino de Deus, isso colabora para uma transformação social, o que ajuda a Deus no seu governo sobre o mundo. A formação integral do ser humano é o que interessa Lutero quando se fala em ensino.

A função dos professores também é muito importante na formação das pessoas. Os professores não seriam apenas funcionários públicos, porém teriam um papel importante na formação espiritual da pessoa também. Sua proposta era de uma escola e professores cristãos, este seria um marco na cristandade, o qual teria reflexos na vida social, e proporcionaria uma transformação social. Sempre lembrando que enfatizava o Evangelho como pano de fundo na escola.

O educador ajuda aos pais na formação dos filhos. Por conseguinte está o papel da Igreja de incentivar o ensino entre os seus membros, devido à questão teológica envolvida, a saber, a pregação do Evangelho, no âmbito do plano de Deus para a salvação das pessoas. Resumindo, a educação começa em casa. Com a família e passa pela escola, sempre se lembrando da Igreja como a que provê a direção teológica, por meio da Bíblia, isto envolve o governo, que é um meio pelo qual Deus governa o mundo e a sociedade.

A responsabilidade de educar os filhos começa em casa com os pais. Fica a pergunta:Pais, vocês estão fazendo a sua parte?


**Este texto foi copiado sem nenhuma alteração do Blog IELB PRUDENTÓPOLIS

Achei muito interessante....até onde os pais se preparam para a educação dos filhos?!?!?
Vejo em meu cotidiano escolar a educação das crianças e até de adolescentes sendo invertida,pais que querem a todo custo que a escola dê educação para seus filhos,mas não é a educação escolar,sim aquela educação que deve se adquirir em casa,desde o berço....vejo tanto se falar em preparação para nascimento de um bebê,mas nunca em preparação para a parte principal: EDUCAÇÃO desse bebê. As vezes sinto-me indignada quando ouço pais dizerem:"Por favor,façam alguma coisa para que essa criatura obedeça,porque ja não sei o que fazer,muito menos como agir,porque ele me agride com palavras de baixo calão..." (pra não dizer aqui os famosos adjetivos usados)
Meu Deus...e eu que quando começei a trabalhar como pedagoga a vinte anos atrás,achava que com o passar dos anos os pais estariam educando melhor,que a escola seria o melhor lugar para se trabalhar...como me enganei...
E saber que semana passada a Sociedade Biblica entrou na marca de 100 milhões de exemplares da Biblia impressos pela Grafica da Biblia em Barueri SP, como fica a educação da familia? Não se usa mais a Biblia para "...Ensinar a criança no caminho em que deve andar e quando for velho não se desviar dele." Proverbios 22v6.
E ai,100 milhões de Biblias,é algo maravilhoso,mas será que esta sendo mesmo usada da melhor forma possivel?!?!? Será que estão esquecendo de usar-la para a educação? Ja que a cada dia em nossa sociedade a educação esta indo de mal a pior.....

Desculpe-me,mas é meu "desabafo"